Mais tarde passamos para a fase onde convivemos mais frequentemente com outras meninas, fazemos amigas, criamos inimigas, começamos a pensar e brincar de profissões que iremos buscar futuramente, ou não, mas que naquele momento era o sonho, brincamos desde que nos entendemos por gente de ser mãe, tem algo mais comum entre as mulheres do que este ato? Duvido, mulheres nascem com o instinto materno, até podem perder depois de um tempo, mas quando a gente chega ao mundo ele está presente, é natural, é animal. Construímos aos poucos os nossos princípios e valores que serão levados em nossa essência para sempre, e são eles que farão grande parte da mulher que está se formando, com o tempo vamos passando por experiências boas, ótimas, e outras nem tão boas, como as amigas falsas, os meninos bobinhos, mas sabe, eu só tenho a agradecer por cada amiga falsa que eu tive, foram elas que me tornaram um pouco mais mulher, que as decepções fazem a gente crescer todo mundo sabe, e sempre vai ser assim. Cada mágoa sofrida contribuiu um pouco mais para o que somos hoje, também já magoei, e sei que ainda vou magoar mesmo todo dia tentando fazer melhor, não errar é inevitável. E é bom, é errar é bom, admitir o erro melhor ainda. Mas isso não é fácil, não é a toa que os homens dizem "vocês estão sempre certas, mesmo quando erradas" leva um tempo para aprendermos e principalmente para conseguir admitir nossos erros, mulheres são orgulhosas de nascença quanto a isso, toda vez que conseguimos melhorar é um ponto positivo para o nosso desenvolvimento, e isso é algo que vai nos acompanhar durante toda a vida, é só perceber até mesmo e principalmente em nossas mães a dificuldade em admitir quando erram, não depende de idade.
Para ser chamada de mulher você deve merecer isso, acredito que mulheres pertencem a um grupo muito seleto, onde não estão incluídas "mulheres" que desrespeitam outras. Um menina que dá em cima do namorado da suposta amiga, ou fica com ele, ou então traem a confiança das "amigas" por qualquer motivo, jamais vai pertencer a este grupo. E quem é que nunca teve uma assim? Sempre tem uma naja por perto das grandes mulheres, o sucesso atrai a inveja. Falei disso porque hoje vi várias cobrinhas postando sobre o dia da mulher, com textos lindos e tal e pensei OI? é isso mesmo? tu? C O I T A D A. Será mesmo que ela pensa que é uma mulher? Essas pessoas sempre serão dignas de pena, apenas isso. Eu fui ensinada com valores onde a amizade é o relacionamento mais importante da vida, sem amigos não somos nada, e sempre que comecei alguma amizade estive disponível a todo tempo para os meus amigos, para o que precisarem sabem que podem contar comigo, no que eu puder ajudar farei, sempre fui aquela "pilha tudo", "é indiada é, mas tu quer ir? pronto eu vou contigo!", bom eu falei tudo isso para dizer que infelizmente amizades femininas assim estão quase extintas. O que não é algo bom, pois acho que ser amiga também é algo que uma mulher precisar ser. O que mais se ouve dizer quando o assunto é amizade é que os homens são melhores amigos. E eu concordo. Triste que as mulheres não são unidas, como dizem '' se as mulheres quisessem já teriam dominado o mundo'' e é verdade, o que mais falta nessa raça com toda a certeza é a união. Mas claro que tenho amigas que também pensam e veem a amizade da mesma forma do que eu, e essas são as mulheres que eu mais admiro, todas, seja uma por um motivo outra por outro, em cada uma eu consigo perceber algo que me faz admirá-la. Ter o que se admirar em uma pessoa é fundamental. Uma mulher tem que ser admirável, de alguma maneira. A mulher que mais admiro quanto a independência e garra é a minha mãe. Talvez seja por isso que eu tenha me tornado uma mulher assim também, com uma ânsia de me tornar independente e de conseguir tudo que eu quero, e eu sempre consigo. Talvez não, certamente foi por isso. Como tu vai ser uma mulher se tu não corre nem atrás dos teus objetivos? Se tu não tem objetivo? Eu não acho possível.
Mulheres são sensíveis sim, mas eu nunca acreditei nessa bobagem do tal sexo frágil. Fala sério, só as mulheres aguentam dores que os homens jamais suportariam, e não somente dores físicas. A mulher tem uma força incalculável, e normalmente ela nunca acha que tem até ser obrigada a ser forte. Mulheres são loucas, chatas, ciumentas, complicadas, delicadas, guerreiras, batalhadoras, portadoras de uma sedução indiscutível, sensíveis, fortes, cuidadoras, protetoras, choronas, intuitivas, inteligentes, felizes e tristes, tudo junto e ao mesmo tempo as vezes, uma mulher as vezes não aguenta outra e por isso que entram os homens, os amigos, os amores, só eles tem essa incrível capacidade de aguentar uma mulher no seu pior dia. Homens, a gente até conseguiria viver sem vocês, mas eu aposto que seríamos menos felizes e realizadas, sem vocês para nos apoiar, nos abraçar, nos fazer sentir especial, nos mandar ''calar a boca'' em algum momento de surto nosso, nos beijarem, acalmar nosso choro, nada seria tão bom também. Obrigada a vocês, eu admito que também não conseguiria viver sem vocês, ou melhor não gostaria. Mas, lógico que vocês sofreriam muito mais sem a gente haha.
Uma mulher é um ser divino que se você souber como tocar consegue tudo dela. Mulheres querem homens que as acompanhem, ou talvez outras mulheres, tanto faz a escolha é livre e o amor também. Valorizem as mulheres que vocês tem do lado, seja ela quem for, familiar ou não. Mulheres precisam se sentir valorizadas. Apesar de serem auto suficientes, sempre é melhor ter alguém para dividir como foi o dia. Mulheres são corajosas, e tímidas ao mesmo tempo, também sentem medo de arriscar. Complicadas e perfeitinhas, nada mais clichê que isso, mas define de forma objetiva muito bem. Você já demonstrou um carinho hoje para as mulheres que tem do lado? Mulheres são movidas a base de carinho. Se ainda não, corre, há tempo!
Um brinde a nós, e aos homens também! Que nos tornemos cada dia um pouquinho mais mulher, torço por todas.
Dedico esse texto principalmente para minhas mães: Janice Venina Masera Rotava, Rovena Guedes, e Rosana Moema Canabarro Savi. Vocês duas últimas, mesmo sendo mães emprestadas tiveram e continuam tendo uma enorme influência na pessoa que estou me tornando. Obrigada! Dedico também as minhas amigas lindas e admiráveis, mas sem citar nomes, elas sabem bem quem são. Obrigada por me proporcionarem uma amizade verdadeira. E a última mulher que eu dedico é a minha Psicóloga, Lise, com certeza vem me ajudando a evoluir muito. A última pessoa que eu dedico é o meu avô que infelizmente não está mais entre nós, Laudelino Rotava, com ele eu aprendi coisas que uma mulher jamais poderia me ensinar. O meu amor por ti é eterno, assim como a saudade.
Até mais, FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!
Beijos