Hoje acordei inspirada então vim fazer o meu primeiro post das viagens desse ano, escolhi pra começar a minha queridinha Paris.
A cidade da luz com certeza é uma das minhas preferidas, se não A preferida, já fui 2 vezes, sendo a primeira vez em 2009, fiquei por uma semana, passei o Natal lá, e depois fui para Nova Iorque para o ano novo(frustrante), foi muito lindo, com neve, enfim demais, digo que eu me apaixonei pela cidade desde que saí do aeroporto, pois tudo que eu via achava absolutamente maravilhoso. A arquitetura é algo que me encanta muito e lá é um espetáculo disso.
Bom a segunda vez foi esse ano, na qual fiquei quase um mês, conheci bem mais, fiquei localizada perto da estação de metro Place d'italie, super bem localizada digamos, não posso indicar hotéis amores pois tanto na primeira como nessa, fiquei hospedada na casa de amigas, o que é ótimo pois realmente me senti em casa! Mas se for para escolher uma zona de hotéis sugiro na Place d'italie, pois dali saem diversas linhas de metros e conexões, se vai para qualquer parte da cidade fácil fácil. Fora que tem um shopping grande, vários cafés lindos, restaurantes, parque, tudo pertinho..A torre eiffel fica perto também, pegando o metro ele deixa na estação Torre eiffel, não tem erro! Assim como a estação Trocadero, a da Champs elysees, ou a da igreja Notre Dame, o Louvre, a Galeria Lafayette, o Palácio de Versalhes, enfim todos os pontos conhecidos e os demais. O que eu gosto lá também é isso, essa facilidade de locomoção porque mesmo sem falar o francês a gente se acha fácil demais com o mapa do metro e os lugares onde desejamos ir em mãos. Tem estações em todos os lugares famosos ou pertinho deles. Essa é a maravilha do transporte público nas cidades grandes, os metros passam de 5 em 5 minutos as vezes até menos! Ou seja sempre tem, só tem que ficar ligado se for sair a noite, nos horários que fecha a estação, se eu não me engano nessa que fiquei era 22h30. Dai tem outras opções como ônibus ou taxi, porem nunca foi necessário para nós, sempre caminhávamos também. (fui eu e o meu namorado esse ano) Caminhar é um jeito ótimo de conhecer outras ruas que não se passa por outro jeito, nessas caminhadas conhecemos vários lugares não famosos bem legais! Encontramos a avenida dos petshops, com tudo que é tipo de bicho imaginável, nossa paixão, então foi surreal pra nós haha praticamente qualquer bicho que se deseja ter, lá pode. Tudo me pareceu ter um ótimo cuidado com os animais, o que é uma questão muito importante, eles valorizam muito os bichinhos por toda europa. E falando nisso, é comum ver cachorros dentro de restaurantes, shoppings, lojas, é totalmente normal. E eu amo isso! Não via a hora de ter os meus para levar haha
Quem deseja visitar os museus, alguns no primeiro domingo de todos os meses são gratuitos, aproveitamos isso e conhecemos o Louvre de graça haha muito lindo!! O que tem de menos graça, de fato é a Monalisa, é minúscula e sempre cheia de japoneses tirando fotos, quase impossível de ver.
Quem deseja visitar os museus, alguns no primeiro domingo de todos os meses são gratuitos, aproveitamos isso e conhecemos o Louvre de graça haha muito lindo!! O que tem de menos graça, de fato é a Monalisa, é minúscula e sempre cheia de japoneses tirando fotos, quase impossível de ver.
Outro lugar que só fui dessa vez foi o Moulin Rouge. Para falar sobre ele começarei falando sobre o dia que nós fomos. Então, tive a sorte de estar no Valetine's Day (14 de fevereiro) na cidade do apaixonados. Sabíamos que estaríamos lá no dia e queríamos fazer algo especial mas a principio seria apenas um jantar num restaurante elegante porém ao buscar nossos bilhetes para a Disneyland Paris no dia 13 na agencia, nos ofereceram a promoção do Valentine's Day, ainda restavam vagas e era o seguinte: Passeio turístico num ônibus de excursão pela cidade + cruise pelo Rio Sena + espetáculo no Moulin Rouge + taça de champagne lá + volta pra casa inclusa. Pensamos e o valor não era absurdo, em torno de 145 euros(muito bem gastos!!), e então fomos!
Gente, foi incrível, uma noite realmente abençoada! Desde o passeio no ônibus, o cruise (foi o que achei mais sem graça) e o espetáculo no Moulin Rouge foi perfeito. Mas, admito que tivemos muita sorte como alguns chamam, eu chamo de benção, pois desde que entramos para o espetáculo com o nosso grupo, todos casais eram colocados em mesas juntas, e nós fomos colocamos em uma apenas para nós, como se não bastasse, tínhamos comprado apenas uma taça de champagne, ganhamos uma garrafa! Ficamos quietinhos esperando eles cobrarem e tal, mas nada, foi presente mesmo haha e com isso acabamos comprando outra ainda para comemorar mais enquanto assistíamos um show realmente belíssimo! -> Moulin Rouge, sozinhos, em casal, em amigos VÃO! É lindo demais, fotos são proibidas para preservar o conteúdo mas tem como comprar as que eles vendem na lojinha de souvenirs.
Alguns dias depois fomos na Disneyland, gente não é nada de inédito para quem já foi nas outras como eu, mas sou fã número 1 da Disney e sempre que puder voltarei em qualquer uma delas, adoro os brinquedos, o ambiente, é realmente um sonho. São dois parques: O Disneyland e o Walt Disney Studios. Indico comprar o bilhete que entra nos dois, começarem pelo Studios pela manhã e depois andarem para o Disneyland que é maior. Não esqueçam de pegarem os Fast Pass, para quem não conhece é um passe mais rápido que é disponível para os brinquedos mais concorridos, pegam ele tipo uma hora antes e vão no brinquedo no horário indicado com uma fila MUITO menos. Assim se economiza bastante tempo para aproveitar mais! Ah, o que não se pode deixar de ver em qualquer Disney é o show na frente do castelo, é realmente MÁGICO! Tem todos os dias por volta das 20h ou 21h, não me lembro ao certo! Para chegar na Disneyland paris se vai com um metro até a alguma estação dessas: Nation, Gare de Lyon, Châtelet, para pegar o RER A que leva diretamente até lá.
Outro lugar fantástico é a igreja de Notre Dame, não eu não gosto de igrejas, mas essa é muito linda e vale conhecer! Além de todas as ruas perto dela, essa zona onde ela fica tem muitas lojinhas de souvenirs, onde no último dia eu comprei algumas coisinhas para casa lá, da vontade de levar tudo, tudo lindo!! Só não trouxe mais porque não cabia nas malas, lá é o lugar ideal para comprar, com os melhores preços, também vale para as mini Torres Eiffel. Lá pertinho também é onde tem a ponte dos cadeados, claro que, lá é a original porém tem várias pontes por toda a cidade já com muitos e muitos cadeados dos casais, nós achamos um lugarzinho lá e colocamos o nosso. Eu fechei o cadeado e o meu namorado jogou a chave no rio, veremos se dura para sempre né?! haha enfim, é algo legal que nós dois gostamos de fazer.
O palácio de Versalhes eu também fui em ambas as vezes, é sensacional, maravilhoso, um sonho! Na primeira vez como era muito frio não fui nos jardins, já nessa passamos mais tempo lá fora do que dentro, muito muito lindo! Não deixem de ir!
Caminhem, rápido mas também devagar, observem a arquitetura divina dessa cidade, a moda nas pessoas, a diversidade de povo, aproveitem cada momento, e voltem se gostarem (acho difícil que não) sempre se tem algo a mais a conhecer! Ah e eu nem preciso dizer que sim, eu moraria em Paris sem pensar duas vezes. Quem sabe um dia... Espero que as dicas tenham valido, e se alguém que também já foi e quiser me enviar dicas deixem aí nos comentários, pois sempre que der voltarei lá e quero conhecer cada cantinho!!
Ah e provem os famosos macarrons e os doces da Ladurée não achei nada demais, mas é gostosinho.
Bom findi! Beijão
Liz Rotava