domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cuidado com os pets!

Oi gente!! Como eu já havia mencionado o post de hoje será sobre cuidados básicos com os animais de estimação, nossos pets. Seja cachorro, gato, papagaio, caturrita, ratinho, hamster, porquinho, cavalo etc, todos os bichinhos precisam de cuidados, alguns são verdadeiras necessidades outros não chegam a isso mas listarei alguns dos que considero mais importante. Falarei especificamente mais sobre cachorros e gatos, que é o assunto que tenho mais conhecimento até o momento.

Alimentação: Penso que esse item é um dos mais importantes. Todos animais, assim como nós, precisam de uma dieta balanceada que supra suas necessidades nutricionais. Se um cão faz muito exercício, vai precisar ingerir maior quantidade de alimento do que um que é praticamente sedentário, até aqui nada de novo não é?! Porém não é tão simples assim, a nutrição adequada depende de muitos fatores e as vezes a falta de informação sobre isso faz com que exista uma negligência sem querer. Estamos cansados de saber o quanto a saúde depende da nutrição para nós, mas já pensaram que também é assim com os animais? Muitas doenças podem ser tratadas, em alguns casos, apenas com uma alimentação adequada, exemplos são: alergia alimentar, obesidade, uma cistite persistente (vocês podem estar achando estranho agora, mas já explicarei), diabetes, entre outras.
Explicando o caso sobre a cistite persistente: Tenho uma golden que agora dia 5 estará completando 1 ano e 2 meses, ano passado ela sofreu de uma séries de cistites, tadinhaaaaaaaaa, que pareciam curar com os antibióticos mas logo reapareciam, levei ao Médico Veterinário, fiz exames de sangue e ecografia, para descartar qualquer problema renal, e no fim de alguns meses tentando curar tive uma luz ao receber a indicação de mudar a ração que ela ingeria por uma específica (Urinary da Royal Canin), foi tiro e queda em menos de 2 meses comendo a nova ração e a cistite até agora não voltou mais. Atualmente ela já voltou para ração antiga e mesmo assim o problema não retornou. Agora um pouquinho mais aprofundado para vocês terem uma noção, a diferença mais marcante entre as rações era o nível de proteína. Enfim, eu disse esse caso, para alertar que as vezes a solução é bem mais fácil do que imaginamos. Se você percebe algum distúrbio alimentar, seja ele bem aparente ou não tanto, a melhor opção é levar a um Médico Veterinário, para evitar futuros grandes problemas. E cuidem a quantidade de alimento que estão dando ao pet é a ideal, nem sempre é fácil reverter situações como obesidade ou magreza excessiva. Cada animalzinho precisa de uma dieta especial, não esqueçam disso, a ração que pode ser boa para um, pode ser péssima para o outro. Além disso ainda pode haver a necessidade de algum tipo de suplementação, principalmente para animais retirados da rua, durante a gestação, e em amamentação. Fica a dica!

Higiene: Certamente muito importante, diretamente ligada a saúde também. Sinceramente eu não entendo quem tem cachorro e da tipo 1 banho em 3 meses, hello que mundo tu vive??? Só porque ele não dorme contigo merece ficar se sentido sujo? Sim, eles se importam. Gente, praticamente nada é mais essencial que banho, para cães de raças grandes que vivem dentro de casa de duas em duas semanas é o ideal, para os pequenos todas as semanas, gatos não precisam tanto de banho, mas 1 por mês estaria ótimo. Claro que isso varia né, se vocês passeiam muito em parques, essas coisas que sujam mais logicamente o bom senso nos faz dar banho mais seguido. Animais que não tomam banho frequentemente também aumentam as chances de doenças contraídas a partir dos ectoparasitas, como carrapatos e pulgas, pois quem não tem muito contato com o animal normalmente só sabe que ele tem algum no corpo após o banho, ou então quando já está com uma doença grave. Mas voltarei a falar sobre isso no próximo item.
Outra questão de higiene envolve os dentes, quem nunca sentiu aquele bafinho terrível do seu bichinho hein? haha normal né, mas pode ser evitado. Eu sei que não são todos, talvez longe da maioria mas alguns cachorros gostam sim de escovar os dentes e a minha golden,  Beth é a prova disso, ela ama! Já o meu poodle, Boby, odeia, rabugentinho (L), mas não tem problema, é um pouco mais caro e leva a um  risco mas vale muito a pena a limpeza dos dentes com o profissional, nele eu já faço anualmente, os dentes voltam como se fossem bebês de novo, muito branquinho e super cheiroso, além de proporcionar uma gengiva muito mais saudável! Na Beth eu procuro escovar os dentes pelo menos toda a semana mas, o recomendado mesmo é todo dia. E igual em um determinado tempo certamente terei de levá-la para fazer com profissional.Se tiverem ou forem pegar um cão filhote acostumem eles desde pitititinhos a escovar, assim eles levaram como parte da rotina. Com gatos é mais complicado, bem mais difícil que aceitem a escovação mas não custa tentar. A boca é a maior abertura para entrada de doenças então cuidem, vale a pena!

Ectoparasitas e endoparasitas: Um ectoparasita é aquele que consegue viver fora do corpo de seu hospedeiro (mas em contato com ele), pois ali obtém o necessário para sobreviver. Ex: Carrapatos, pulgas, piolho, etc.
O endoparasita é aquele que precisa viver no interior do corpo de seu hospedeiro para conseguir o necessário para sobreviver. Ex: As tênias (solitárias), a lombriga, o esquistossomo, etc.
Começando pelos ectoparasitas, quero alertar que com a temperatura alta a reprodução destes aumentam, e consequentemente fica mais difícil o controle. Por isso é necessário um cuidado maior, tem diversos tipos de antiparasitários, nesta época do ano o conselhável é investir realmente nos melhores, são mais caros mas é a saúde do seu pet que está em jogo, carrapatos transmitem doenças que são fatais em um período muito rápido, além disso ainda tem as doenças transmitidas pelos mosquitos como a leishmaniose e são poucos produtos que oferecem essa proteção. No sul não temos muitos problemas com o mosquito que passa a doença, mas para o norte o perigo já é bem maior.  Além disso o tempo que o produto age normalmente é 1 mês, mas com essa reprodução acelerada dos parasitas o melhor é no máximo 3 semanas, porque realmente tá difícil darem conta. É bom mudar os produtos que usamos, para não acabar adquirindo uma resistência, use 3 meses um, depois muda, volta, ou um mês um, no outro outro, enfim o importante é não ser sempre o mesmo. Prestem atenção, digo isso porque o meu Boby já teve Babésia uma doença causada por carrapato, muito agressiva (ele deu sorte de resistir), mesmo eu e minha mãe sempre cuidando disso.   E não esqueçam gatos também precisam de antiparasitários, e não comprem sem ver direito no produto pois alguns são só para cachorros, alguns só para gatos, e outros podem ser aplicados em ambos.Então aí está a minha maior dica para o verão quanto aos pets!!
Esse é o que estou usando no momento nos meus cachorros, ele não pode ser usado em gatos.

Agora sobre os endoparasitas, bem simples a prevenção o famoso vermífugo. Não tem mistério, apesar de ter muitas opções no mercado, pergunte ao Médico Veterinário o mais indicado para o seu caso, ele vai levar em conta o ambiente em que o animal vive e o peso, normalmente se dá a primeira dose, e depois de 15 dias a segunda, a cada 2 meses. Quando for para tratamento, se o animal já estiver com a doença, as doses são diferentes, como por exemplo: 3 dias seguidos, fim. Depois tudo normal de novo. Isso também é muito importante então tenham um controle, anotem os dias que deram para poder conferir sempre. 

Passeios: Outra alerta sobre o verão, procurem não levar os cachorros para passear em locais onde o chão esquenta com o sol, como calçadas,  pelo menos das 10h até 18h, lembrem que se nós não aguentamos ficar descalços eles também não, e sim pode haver queimaduras feias com isso. Procurem levá-los para grama, confortável, sem esse perigo e eles preferem né!! 

Gente eu amo ela de laços!!! Tão menininha *.*

Esses são os meus amores!!! Infelizmente a Shiva, a caturrita me deixou essa semana :(, voou e se foi, mas ao menos está livre agora, espero que consiga viver..


Bom é isso, esse post não é nada de novo, e nem que ninguém saiba, mas é pra realmente alertar coisas que as vezes não nos damos conta e deixamos passar levando, as vezes, a  consequências ruins para nossos pets que tanto amamos. Se quiserem mais informações, ou tiverem dúvida quanto algo que eu tenha dito, só falar. Desculpa qualquer coisa que eu tenha dito demais ou de menos, e espero que tenha sido útil. 

Até mais!! Beijoooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário